Page 28 - JBO-200 (JAN-FEV-MAR)
P. 28

JBO - Jornal Brasileiro de Oftalmologia              28                Nº 200 - Janeiro / Fevereiro / Março - 2023



          COLUNA DA ABLAO









                 ABLAO E O CAMINHO PARA A ESPECIALIZAÇÃO






      O autoconhecimento é uma dentre as várias habilida-      gração de estudantes membros de Ligas Acadêmicas
      des muito bem exercitadas e desenvolvidas ao longo       de Oftalmologia do país. Fomentamos o interesse
      dos seis anos do Curso de Medicina. O aluno é ex-        pela especialidade e fortalecemos o seu ensino em
      posto, constantemente, às mais diversas realidades       âmbito nacional.
      da rotina da profissão médica, seja no ambulatório,
      no centro cirúrgico, na produção científica, na admi-    A ABLAO, desde então, propõe desenvolver constan-
      nistração e socialmente.                                 temente a acessibilidade dos acadêmicos ao universo
                                                               da Oftalmologia, produzindo pesquisas, participando
      Neste cenário, o acadêmico encara uma imensidão          de atividades sociais e desenvolvendo formas de es-
      de desafios e oportunidades diariamente, o que o         timular o ensino teórico-prático.
      estimula progressivamente a determinar os seus
      objetivos e, principalmente, as suas especialidades      Atualmente, com o contato de mais de 2.000 acadêmi-
      de interesses.                                           cos de medicina, não somente interessados pela área,
                                                               mas também membros de Ligas Acadêmicas de Oftal-
      Para o aluno, saber onde investir sua energia o quan-    mologia ao redor de todo o país, visamos protagonizar
      to antes é sinônimo de assertividade, podendo em-        a formação das novas gerações de promotores da saú-
      penhar-se de forma eficaz no seu verdadeiro futuro.      de ocular e de líderes em Oftalmologia. Priorizamos a
                                                               inclusão do estudante, membro de Ligas Acadêmicas
      Portanto, é de praxe que o aluno inicie a faculdade e    associadas à ABLAO, nas nossas atividades.
      busque formas de conhecer melhor as áreas da me-
      dicina e, muitas vezes, essa jornada se inicia com o     Em 2022, temos conectado mais de 130 Ligas Acadê-
      ingresso em uma Liga Acadêmica, grupos de alunos         micas em 23 Estados Brasileiros através de diferentes
      com o objetivo de aprimorar o conhecimento teóri-        projetos. Dentro da Pesquisa, nos dedicamos à ela-
      co-prático sobre temas específicos, como a Oftalmo-      boração e finalização do primeiro livro da ABLAO, um
      logia. Isto é feito com atividades, aulas e discussões   Guia de Iniciação Científica (IC), destinado aos aca-
      extracurriculares que se apoiam nos pilares das uni-     dêmicos que têm interesse em desenvolver produ-
      versidades  brasileiras:  Ensino,  Pesquisa  e  Extensão,   ções científicas. O acesso a este manual proporciona
      sempre sob a mentoria de um professor patrono.           ao acadêmico com aptidão à produção científica um
      Dessa forma, os discentes podem se dedicar de for-       passo a passo de como iniciar seu primeiro projeto.
      ma homogênea e orientada tanto à produção univer-
      sitária quanto às atividades sociais e culturais.        Além disso, priorizamos a constância no desenvolvi-
                                                               mento de projetos de pesquisa e, por isso, em maio
      A Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de          de 2022, convidamos membros das Ligas Acadêmi-
      Oftalmologia (ABLAO), fundada em 2013 no VII             cas de todo o país a participarem da Mentoria Cien-
      Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Of-        tífica. Este projeto tem a intenção de intermediar o
      talmologia, em Foz do Iguaçu, PR, é uma entidade         contato entre os maiores nomes da Oftalmologia
      acadêmica que tem o objetivo de incentivar a inte-       brasileira e estudantes que desejam desenvolver suas
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33