Page 8 - JBO-187 (OUT-NOV-DEZ)
P. 8
8 JBO - Jornal Brasileiro de Oftalmologia
SBO homenageia colaboradores da Campanha Nacional de Ceratocone
“Esfregar ou coçar os olhos prejudica a visão! Desinformação pode prejudicar mais que a doença”. Esse foi o slogan da Campanha, cujos os postos funcionaram das 9 às 15 horas
Fotos divulgação
Maringá - Paraná - Campanha Nacional de Ceratoco- e estudar novas
ne promovida pela Sociedade Brasilei- campanhas. Fo-
ra de Oftalmologia junto com Violet ram realizadas
June nos dia 9 e 10 de novembro campanhas em Sociedade Brasileira
de Oftalmologia
passado ultrapassou as expectativas, 16 locais/cida-
comemorou a presidente Edna Amo- des, sendo que em Porto Alegre, por
din, que destacou a importância do exemplo, houve atendimento em dois
evento para conscientizar a população locais: na Santa Casa da Misericórdia e
da importância da prevenção para Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
evitar a doença. Em todos os locais foram distribu-
Edna Almodin fez questão de ídos folhetos explicativos sobre o cera-
ressaltar a adesão de entidades oftal- tocone. Para o exame foram utilizados
mológicas de todo o Brasil que, pron- autorrefrator, ceratoscópio (no caso de
tamente, se prontifi caram a realizar não haver topógrafo ou tomógrafo (Pen-
atendimentos e preparar relatórios a tacamp ou Orbscam) no local. Somente
serem usados futuramente para conhe- nos pacientes com suspeita de astigma-
Visão geral do atendimento em Maringá (PR), que superou todas as expectativas. Foram 419 cer melhor a prevalência da patologia tismo acima de 2D e míopes foram fei-
atendimentos e diagnosticados 90 casos de ceratocone. Todos que apresentaram problemas
serão tratados na rede hospitalar local Rio de Janeiro
Fotos Jessica Costa
Maringá - Paraná
Renato Ambrósio Jr., um dos coordenadores da Campanha Com Eduardo Silva, funcionário da SBO ao fundo, que orientou o
Nacional de Ceratocone no Rio de Janeiro, examina paciente do público, a sala de espera para o atendimento o Hospital Universitário
Hospital Universitário Gaff rée e Guinle Gaff rée e Guinle (HUGG), na Praça da Bandeira , no Rio
Edna Almodin, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Juliana Almodin durante o Jundiaí - São Paulo
atendimento em Maringá (PR), no dia 10 de novembro. Atendimento contou com participação do
staff do Hospital Provisão
Belo Horizonte - Minas Gerais
Paulo Ferrara,
o criador dos
tunelizadores
para implantes do
Anel de Ferrara,
acompanha um dos
exames em Belo
Horizonte, realizado
em um shopping
center, onde foram
atendidas 93
pessoas
Com 221 atendimentos, o posto da Campanha Nacional de Ceratocone em Jundiaí, em São
Paulo, coordenado por Marcus Casarin, foi um dos mais movimentados. O atendimento foi no
Maxi Shopping Jundiaí
Belo Horizonte - Minas Gerais Brasília - Distrito Federal
Ladeando Paulo
Ferrara, Guilherme
Ferrara e Aquiles
Diniz Coelho Gontijo,
em intervalo do
atendimento no
Shopping Paragem.
O posto recebeu um
layout especial com
cartaz ressaltando
importância dos
cuidados com
os olhos
Atendimento em Brasília foi no estacionamento do Ginásio do Cruzeiro (Cruzeiro Novo). Em frente
ao cartaz Violet June, o coordenador Guilherme Rocha e duas colaboradoras