Page 8 - JBO-187 (OUT-NOV-DEZ)
P. 8

8                                                                                                     JBO - Jornal Brasileiro de Oftalmologia

        SBO homenageia colaboradores da Campanha Nacional de Ceratocone







               “Esfregar ou coçar os olhos prejudica a visão! Desinformação pode prejudicar mais que a doença”. Esse foi o slogan da Campanha, cujos os postos funcionaram das 9 às 15 horas

                                                                Fotos divulgação
      Maringá - Paraná                                                         - Campanha Nacional de Ceratoco-  e estudar novas
                                                                            ne promovida pela Sociedade Brasilei-  campanhas. Fo-
                                                                            ra de Oftalmologia  junto com Violet  ram realizadas
                                                                            June nos dia 9 e 10 de novembro  campanhas em       Sociedade Brasileira
                                                                                                                                 de Oftalmologia
                                                                            passado ultrapassou as expectativas,  16 locais/cida-
                                                                            comemorou a presidente Edna Amo-   des, sendo que em Porto Alegre, por
                                                                            din, que destacou a importância do  exemplo, houve atendimento em dois
                                                                            evento para conscientizar a população  locais: na Santa Casa da Misericórdia e
                                                                            da importância da prevenção para  Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
                                                                            evitar a doença.                      Em todos os locais foram distribu-
                                                                               Edna Almodin fez questão de  ídos folhetos explicativos sobre o cera-
                                                                            ressaltar a adesão de entidades oftal-  tocone. Para o exame foram utilizados
                                                                            mológicas de todo o Brasil que, pron-  autorrefrator, ceratoscópio (no caso de
                                                                            tamente, se prontifi caram a realizar  não haver topógrafo ou tomógrafo (Pen-
                                                                            atendimentos e preparar relatórios a  tacamp ou Orbscam) no local. Somente
                                                                            serem usados futuramente para conhe-  nos pacientes com suspeita de astigma-
     Visão geral do atendimento em Maringá (PR), que superou todas as expectativas. Foram 419   cer melhor a prevalência da patologia  tismo acima de 2D e míopes foram fei-
     atendimentos e diagnosticados 90 casos de ceratocone. Todos que apresentaram problemas
     serão tratados na rede hospitalar local                                 Rio de Janeiro
                                                                           Fotos Jessica Costa
      Maringá - Paraná
















                                                                            Renato Ambrósio Jr., um dos coordenadores da Campanha   Com Eduardo Silva, funcionário da SBO ao fundo, que orientou o
                                                                            Nacional de Ceratocone no Rio de Janeiro, examina paciente do   público, a sala de espera para o atendimento o Hospital Universitário
                                                                            Hospital Universitário Gaff rée e Guinle         Gaff rée e Guinle (HUGG), na Praça da Bandeira , no Rio

     Edna Almodin, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Juliana Almodin  durante o   Jundiaí - São Paulo
     atendimento em Maringá (PR), no dia 10 de novembro. Atendimento contou com participação do
     staff  do Hospital Provisão
      Belo Horizonte - Minas Gerais
                                                          Paulo Ferrara,
                                                          o criador dos
                                                          tunelizadores
                                                          para implantes do
                                                          Anel de Ferrara,
                                                          acompanha um dos
                                                          exames em Belo
                                                          Horizonte, realizado
                                                          em um shopping
                                                          center, onde foram
                                                          atendidas 93
                                                          pessoas


                                                                            Com 221 atendimentos, o posto da Campanha Nacional de Ceratocone em Jundiaí, em São
                                                                            Paulo, coordenado por Marcus Casarin, foi um dos mais movimentados. O atendimento foi no
                                                                            Maxi Shopping Jundiaí
                       Belo Horizonte - Minas Gerais                         Brasília - Distrito Federal
        Ladeando Paulo
      Ferrara, Guilherme
        Ferrara e Aquiles
     Diniz Coelho Gontijo,
         em intervalo do
         atendimento no
      Shopping Paragem.
      O posto recebeu um
      layout especial com
       cartaz ressaltando
         importância dos
          cuidados com
              os olhos
                                                                            Atendimento em Brasília foi no estacionamento do Ginásio do Cruzeiro (Cruzeiro Novo). Em frente
                                                                            ao cartaz Violet June,  o coordenador Guilherme Rocha e duas colaboradoras
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13