A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
SBO EM AÇÃO

Dia Mundial da Visão: conscientização da população
é uma arma poderosa contra a cegueira

Celebrado anualmente na segunda quinta-feira de outubro (neste ano, dia 11), o Dia Mundial da Visão foi estabelecido como uma oportunidade de chamar a atenção da população sobre a cegueira e a deficiência visual.Durante este dia, em todo o mundo, são realizadas ações de conscientização e esclarecimento para prevenir problemas visuais, proteger e tratar da visão das pessoas.

O objetivo é discutir a importância dos cuidados com a saúde dos olhos e mostrar à população os benefícios das medidas preventivas. A conscientização da população é fundamental, já que 80% dos casos de cegueira pelo mundo poderiam ser evitados ou tratados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A visão é o principal sentido do ser humano: cerca de 85% da relação do indivíduo com o mundo se dá através da visão.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) alerta para os números da cegueira global: a cada 5 segundos uma pessoa fica cega. No Brasil, há mais de 1,2 milhões de pessoas que não enxergam. Em relação às crianças, a média é de uma criança cega a cada minuto.

-Por isso a importância dos exames preventivos, como o primeiro exame oftalmológico realizado no ser humano feito nos primeiros dias de vida, que é o Teste do Olhinho (ou Teste do Reflexo Vermelho). Através dele pode-se prevenir pelo menos 60% das causas de cegueira ou perdas visuais infantis, alerta Armando Crema, presidente da SBO.

O exame oftalmológico feito por um médico oftalmologista é decisivo para alterar as condições de saúde ocular da população. Dependendo da faixa etáriaem que é feito, pode-se descobrir doenças como retinopatia diabética, catarata, glaucoma, ceratocone, entre outras, que nem sempre são percebidas pelo paciente. Portadores de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, também devem consultar especialistas regularmente, já que, se não tratadas, também podem afetar a visão.

A SBO preconiza um exame oftalmológico realizado na infância, um exame na idade adulta, entre 30 e 40 anos. E a partir dos 40 anos, a recomendação é um exame anual. Após os 40 anos, o risco de desenvolver glaucoma aumenta e, se não tratado, pode levar a cegueira irreversível. A partir dos 50 anos, o risco é de ter catarata (opacificação do cristalino). Nesse caso, apesar de levar à cegueira a situação pode ser reversível com cirurgia.

Ainda, de acordo com os números da OMS, cerca de 80% das 45 milhões de pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos. As principais causas de cegueira entre adultos são: catarata (reversível), glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

A notícia que se pode comemorar é que a maioria dessas doenças têm prevenção e tratamento, inclusive com modernos recursos cirúrgicos. O tratamento precoce e a conscientização da população, através de programas educacionais, são duas armas poderosas contra a cegueira.

Confira algumas dicas para manter a saúde ocular e prevenir a cegueira:

– Leve seu filhos para consultas oftalmológicas regulares;

– Faça consultas anuais com o seu oftalmologista para realização de exames para diagnóstico de doenças;

– Aos sintomas como coceira, vermelhidão, sensibilidade à luz e sensação de areia, procure um oftalmologista;

– Nunca coce os seus olhos, pois isso pode provocar lesões na córnea;

– Colírios só devem ser usados com prescrição médica, não existe colírio inócuo;

– Não compartilhe maquiagens, pois elas podem transmitir desde conjuntivites até herpes. Também não use produtos com prazo de validade vencido, pois podem causar alergias e infecções;

– Faça a higienização adequada das suas lentes de contato. Não use água ou soro fisiológico, pois eles podem estar contaminados e acabar provocando infecções oculares graves.

Atenção com os óculos de grau, lente de contato e óculos de sol:

– Por lei, apenas o médico oftalmologista pode prescrever e adaptar lentes de contato e óculos;

– Não compre óculos em camelôs, você está incentivando um comércio ilegal e que pode ocasionar severos danos à sua saúde ocular;

– Óculos de sol, imprescindíveis para a proteção contra os raios solares, também devem ser prescritos por médico oftalmologista e, obrigatoriamente, trazer explícita a informação de que as lentes têm proteção contra os raios ultravioletas (UV);

– Crianças também devem usar óculos de sol na praia ou em atividades ao ar livre. Há modelos especiais infantis que elas adoram, vira uma brincadeira.

 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220     E-mail: sbo@sboportal.org.br   E-mail Imprensa: midia@sboportal.org.br