A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
SBO EM AÇÃO

Mutirão de cirurgias de catarata quer zerar em até cinco meses a fila de espera de pacientes cadastrados no Sisreg, Sistema de Regulação da Saúde Municipal

A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS). No Brasil, conforme dados do IBGE 28,7% da população com mais de 60 anos tem catarata mas acredita-se que o índice possa ser mais elevado, uma vez que em inúmeros municípios do país não existem levantamentos oficiais.

Uma alteração do cristalino, a lente natural do olho, que contribui para a focalização da imagem, é que provoca a catarata, praticamente inevitável em pessoas com mais de 60 anos, quando essa lente tende a ficar mais opaca, ocorrendo perda de transparência, dificultando a chegada da luz, com consequente diminuição da visão.

O primeiro sintoma da doença é a vista embaçada. Progressivamente a doença vai afetar mais a visão, com menor percepção de contraste. Se não tratada, a catara pode levar à cegueira.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Armando Crema, a cegueira pela doença, entretanto, é evitável com a cirurgia de catarata, um procedimento seguro, com anestesia local, e rápida recuperação.

O Mutirão de Cirurgias de Catarata da Prefeitura do Rio vai beneficiar 15 mil pessoas. O objetivo é zerar, em até cinco meses, a fila de espera de pacientes cadastrados até 18 de março último no Sisreg (Sistema de Regulação da Saúde Municipal. Atualmente, o tempo de espera está em 300 dias para a primeira consulta.

O Serviço será oferecido por clínicas da rede particular conveniadas ao SUS. E os hospitais municipais continuarão com sua rotina diária de cirurgias.
 
IDENTIFICAÇÃO
Para acessar a área do médico, identifique-se informando os campos solicitados abaixo:
 
Revista Brasileira de Oftalmologia
Submissão de artigos para Revista Brasileira de Oftalmologia
Acesse:   
 
 
 
 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br   E-mail Imprensa: midia@sboportal.org.br